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sexta-feira, 8 de julho de 2016

Tire dúvidas sobre o uso do farol baixo dos veículos durante o dia

A partir de hoje, veículos que trafegam pelas rodovias brasileiras precisam usar os faróis acesos, inclusive durante o dia. A medida tem gerado dúvidas entre os motoristas. Em caso de descumprimento, o condutor será autuado por infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação. Veja perguntas e respostas sobre a nova norma. 


Qual luz deve ser usada?
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, há três níveis de farol: sinaleiro, luz baixa e luz alta. Esta última é acionada com a alavanca ao lado do volante. A que deve ser usada durante o dia é a mesma de que os veículos precisam para transitar durante a noite, a chamada luz baixa.

Luz de farolete vale?
Não vale, segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Alessandro Castro. A lei é específica ao falar em farol. E o farolete não dá uma visibilidade do carro tão grande quanto o farol.

Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
E o acendimento diurno de faróis de lâmpadas LED (dispositivo dos carros novos para ser usado durante o dia)?
A Polícia Rodoviária Federal, apesar de recomendar que o farol seja usado junto ao DRL (Daytime Running Light), afirma que vale. Nas rodovias estaduais, o Comando Rodoviário da Brigada Militar adotará um entendimento diferente: para a corporação, não é válido (leia mais aqui).

A determinação vale para as rodovias estaduais?
Sim. A lei cita que a medida vale para as rodovias do Brasil, sejam federais ou estaduais.

A medida vale para ruas e avenidas?
Não. A lei cita que a obrigação vale para rodovias.


E o uso dos faróis dentro de túneis em vias municipais?
Nada muda. A lei já obrigava seu uso mesmo durante o dia e mesmo que conte com iluminação pública, segundo o advogado Fábio Rods, do Grupo de Estudos de Direito do Trânsito do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul.

O uso dos faróis durante o dia representará gasto maior de combustível?
Segundo o coordenador do Laboratório de Motores e Combustíveis Alternativos e diretor da Faculdade de Engenharia da PUCRS, Carlos Alexandre dos Santos, isto é um mito. Enquanto o carro estiver em funcionamento, sendo a bateria carregada pelo alternador, não haverá custo adicional de combustível. O que haverá é uma troca maior da lâmpada do farol já que o uso será maior.

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