Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de junho de 2016

12 leis de trânsito que você provavelmente não conhecia

O Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/97) pode pregar peças nos motoristas mais desinformados.

É de extrema importância conhecer a legislação de trânsito de forma ampla, mas infelizmente não é isso que sempre acontece. Existem algumas leis que são desconhecidas por grande parte dos condutores e, claro, são de grande importância para a educação no trânsito.

Para que você conduza o seu veículo com segurança, não infrinja as leis e não receba uma multa inesperada; confira abaixo as infrações mais desconhecidas da nossa legislação de trânsito.

1. É proibido transportar objetos no colo 

Você já sabe que falar ao celular enquanto dirige é proibido. Mas você sabia que carrega-lo entre as pernas também? Andar com outros itens - como bolsa e casaco - entre as pernas, braços, ou à sua esquerda é uma infração média, passível de multa. Seu cachorro adora andar com a cabeça para fora? Transportar animais à sua esquerda também é proibido. O motivo é claro: eles podem desviar sua atenção ao dirigir.

2. Cuidado com o braço para fora

Conduzir o veículo com um dos braços apoiados na janela é proibido na maior parte do tempo. A exceção se aplica apenas na sinalização de manobras, como para fazer uma baliza, por exemplo.

3. Não dirija com apenas uma mão 

Dirigir com apenas uma mão ao volante só é permitido para: sinalizar manobras, trocar a marcha e acionar equipamentos do veículo. Comer, falar ao celular ou se maquiar é completamente proibido.

4. Não transporte objetos no banco de trás

Sabe todas aquelas sacolas que você deixa nos bancos de trás do carro? Elas devem estar no bagageiro ou fixadas juntamente com toda a carga que você quiser transportar. O motivo: em caso de uma freada brusca, elas podem colocar as pessoas que estão no carro em perigo, por exemplo.

5. Jamais dirija com a capacidade física limitada

Você está com o braço engessado, um colar cervical ou um tampão no olho? Aguarde a recuperação para voltar a dirigir, pois é proibido conduzir um veículo após ter sofrido fatores que limitam a sua capacidade física. O mesmo vale para quem tenha passado por algum acidente ou cirurgia que limite os movimentos e os sentidos.

6. Use um calçado que ofereça segurança

Não é proibido o uso de nenhum tipo de calçado. Porém, o código de Trânsito Brasileiro propõe que os calçados que comprometam o uso dos pedais e que não se fixem aos pés não devem ser usados. Tenha sempre um par de tênis ou sapatilha no veículo e evite chinelos e saltos altos. Também pode-se dirigir descalço em uma emergência.


7. Não use fones de ouvido

Seja para ouvir música ou para falar no celular, o uso de fones de ouvido é sempre proibido. Isso porque eles abafam os sons externos, comprometendo a atenção do condutor.

8. Mas também não exagere no volume

Não é porque não pode usar fones que você vai exagerar no volume, hein?! Perturbar o sossego público com o volume muito alto rende multa e até apreensão do veículo.

9. Não ande muito devagar

Você sabia que existe uma multa para quem dirige abaixo da velocidade? Segundo o Código Brasileiro de Trânsito é infração média e sujeita a multa dirigir em uma velocidade menor que a metade da velocidade máxima para a via.

10. É proibido deixar o carro desabastecido

Acredite se quiser: ficar sem combustível e estacionar em alguma via rende quatro pontos na CNH, além da multa de R$ 85,13.

11. Dar banho nos pedestres também é proibido

Sabe as poças de água que se formam entre a calçada e a rua em dias chuvosos? Cuidado! Além de ser um desrespeito ao pedestre, usar o carro para arremessar água nos pedestres é fora da lei. A multa ao esguichar água nos pedestres também é de R$ 85,13. Mantenha a atenção redobrada quando estiver chovendo!

12. Pense bem antes de buzinar sem motivo

Para os condutores impacientes que adoram acionar a buzina, pense muito bem antes, pois pode render uma multa. Também só é permitido buzinar entre as 6 da manhã e às 22 horas. Lugares com placas específicas, como hospitais, ela é terminantemente proibida. Atenção também ao horário e o local onde for buzinar. Lembre-se, ela foi criada para ser um aviso sonoro.

Você conhecia todas essas regras? Não? Agora que conhece, mantenha a atenção para não cometer essas infrações! Você conhece outras leis de trânsito que são desconhecidas? Conte para gente nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel